Podemos comparar a administração de um condomínio a de uma cidade, e da mesma forma que as cidades estão sofrendo com a falta de profissionalismo em suas gestões, os condomínios também vem seguindo o mesmo caminho.
Está provado estatisticamente, que a constante mudança de síndicos, e a falta de continuidade nas gestões trazem sucessivos prejuízos financeiros para os moradores de um condomínio.
Muitas vezes, o síndico, se disponibiliza para exercer a função com intenções nobres, mas o que temos visto na prática, é que a falta de conhecimento específico gera gasto dobrado e desperdício de recursos financeiros, além do risco de exposição do condomínio em processos trabalhistas e outros processos judiciais de diferentes naturezas.
Uma análise consistente, aliada a um plano de gestão correto, garantem aos moradores de um condomínio, principalmente os proprietários, a otimização de gastos, oportunidade de equilibrar os custos condominiais, e consequentemente a melhoria da qualidade de vida e valorização do imóvel (desejo de todo proprietário).
Para alcançar um resultado sustentável:
Atendimento a Legislação e as decisões tomadas em Assembleias
Avaliamos se a ADM atual esta conduzindo sua gestão dentro das práticas legais previstas na Legislação (Novo Código Cível & Lei do Condomínio).
Histórico de Assembleias
Preparamos uma análise histórica das assembleias condominiais compilando todas as decisões, como também a ratificação das mesmas e averiguação dos quóruns previstos em lei.
Caso encontremos alguma irregularidade nessa avaliação, estaremos convocando uma nova Assembleia para regularizar todas as pendências, eliminando futuros riscos para o condomínio.
Inadimplência
A falta de acompanhamento, e de uma estratégia de negociação dos valores em aberto, tem tornado os condomínios cada vez mais deficitários, e com a constante necessidade de rateios extraordinários.
Administração de Conflitos
Implantação de procedimentos de convivência
Despesas
A falta de experiência na elaboração de uma Previsão Orçamentária, bem com a inexistência de um plano de manutenção e o atendimento as exigências legais, acabam expondo os moradores a gastos de alto valor e de forma inesperada.
É necessário focar nas depesas conforme sua categoria:
Manutenção & Contratos de Prestação de Serviços
O cronograma de manutenção é essencial para evitar gastos inesperados aos moradores de um condomínio
Limpeza: PRODUTO CERTO no LUGAR CERTO !!!
SATISFAÇÃO dos Condôminos
ECONOMIA Produtos & M.Obra
EQUIPAMENTOS corretos & EPI'S
A negociação dos contratos deve ter cláusulas claras, para garantir a execução do serviço comprado em sua totalidade.
A avaliação dos serviços prestados e multas contratuais, são excelentes ferramentas para manter a qualidade na prestação dos serviços.
SUSTENTABILIDADE
Análise do perfil do condomínio
Elaboração de propostas e práticas "LIMPAS"
Tradicionais
Avançadas
Bases Legais
Lei Federal nº 9.605 – 12 de fevereiro de 1998
Decreto Federal nº 6.514 – 22 de julho de 2008
Lei 15.095 – 04 de janeiro de 2010
Decreto 52.209 – 24 de março de 2011